Fala-se sempre na busca por um som "grande", na gravação. Mas temos que pensar que tamanho do som começa no arranjo.
Ele é o mapa da história, onde se definem as estruturas e texturas buscadas para cada momento da música, o mapa da tensão, da suspensão e do repouso . Existem poucas estruturas básicas: uníssono (incluindo oitava), estrutura de bloco, polifonia e texturas (incluindo nesta categoria os instrumentos de ritmo). Cada uma dessas estruturas pode funcionar como canto, contracanto, acompanhamento harmônico (com diversas possibilidades estruturais), baixo, ou estruturas polifônicas e texturas. Pode-se aumentar ou diminuir a densidade de cada uma dessas estruturas, ou combiná-las para criar texturas complexas. A gravação e a mixagem bem sucedidas dependem do entendimento desse mapa, e podem complementá-lo com figuras de linguagem disponibilizadas pelas ferramentas para captura e processamento de áudio. A escolha e posicionamento dos microfones devem levar em consideração as estruturas musicais. A microfonação de uma orquestra ou coro pode variar dependendo da existência de divisi no arranjo, por exemplo.
A função do engenheiro de áudio na gravação e mixagem de um disco se torna o equivalente à do diretor de fotografia em um filme. Com esse enfoque, até a escolha dos microfones, prés e compressores se torna uma decisão musical. O microfone usado para gravar uma orquestra tocando Beethoven pode não ser o mesmo usado para gravar a mesma orquestra tocando Mozart, para citar dois clássicos.
Possuo extensa experiência como engenheiro de gravação e mixagem, tendo gravado, editado e/ou mixado trabalhos de artistas como Chico Buarque, George Moustaki, Eliane Elias, Francis Hime, Luiz Melodia, Olivia Hime, Wagner Tiso, Mauro Senise, Jards Macalé, Tom Jobim, Ná Ozzetti, Chico Pinheiro, Bibi Ferreira, entre muitos outros .
Engenheiro de gravação do disco "Made in Brazil", de Eliane Elias, ganhador do Grammy 2016 na categoria "Best Latin Jazz Album". Indicado ao Grammy Latino 2015 na categoria "Melhor Engenharia de Áudio". Participação em oito discos indicados ao Grammy Latino nas categorias "Melhor Disco de Música Erudita", "Melhor disco de Samba", "Melhor disco de MPB" e "Melhor Música em Português". Seis prêmios TIM e seis prêmios Rival BR.