O programa do curso inclui a discussão de princípios de acústica, uma análise de como se aplicam à sala, e como e com quê critério utilizá-los em uma situação de gravação. Serão amplamente discutidos também os critérios para posicionamento de microfones.
A aula prática seguirá um detalhado roteiro, valorizando o desenvolvimento histórico e conceitual das técnicas de microfonação mono e estéreo. Haverá uma ampla gama de microfones disponíveis para apreciação.
Dia 21: Princípios de acústica e microfonação. Análise de focos de atenção para a audição durante a gravação e mixagem, buscando objetivar o trabalho do engenheiro de áudio. Apresentação dos microfones e prés disponíveis.
Dia 22: Manhã: discussão da metodologia, com foco na audição e nos critérios musicais para tomadas de decisões no estúdio. Tarde: Texturas musicais e como a posição panorâmica e processamentos afetam cada uma delas.
Dia 23: Manhã: continuação da discussão sobre processadores e música. Tarde: início da preparação da sessão.
Dia 24: Manhã: continuação preparação da sessão, ferramentas para otimização do fluxo de trabalho.
Tarde, microfonação de Bateria
Dia 25: Manhã, Microfonação de baixo, microfonação de bateria e baixo.
Tarde, microfonação de piano, e passagem de som do trio.
Dias 26 e 27: Gravação do disco. Os alunos serão integrados à equipe técnica, com funções ativas durante o proc